O que é Extensão

Extensão Universitária

No contexto da Universidade Brasileira, a Extensão Universitária vem tomando um lugar de cada vez mais destaque no cenário da Educação. Fortes aspectos ligados à responsabilidade social, ao marketing e à mídia fazem com que a Extensão estabeleça estreitos laços com a comunidade em geral.

O que é Extensão?

A Extensão Universitária é o processo educativo, cultural e científico que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre universidade e sociedade. A Extensão é uma via de mão dupla, com trânsito assegurado à comunidade acadêmica, que encontrará, na sociedade, a oportunidade de elaboração das práxis de um conhecimento acadêmico. No retorno à Universidade, docentes e discentes trarão um aprendizado que, submetido à reflexão teórica, será acrescido àquele conhecimento. Este fluxo, que estabelece a troca de saberes sistematizados, acadêmico e popular, terá como consequências a produção do conhecimento resultante do confronto com a realidade brasileira e regional, democratização do conhecimento acadêmico e a participação efetiva da comunidade na atuação da Universidade. Além de instrumentalizadora deste processo dialético de teoria/prática, a Extensão é um trabalho interdisciplinar que favorece a visão integrada do social.

Princípios Orientadores

A Extensão Universitária é processo educativo, cultural e científico. A Extensão Universitária deve caminhar articulada com o ensino e a pesquisa. A Extensão articula as relações entre a comunidade acadêmica e a sociedade no sentido da transformação social. A Extensão Universitária como prática acadêmica deve dirigir seus interesses para as grandes questões sociais do País e aquelas demandadas pelas comunidades regionais e locais.

Política Institucional

A Extensão Universitária do Unis-MG deve refletir uma completa sinergia entre o Centro Universitário, seus parceiros e a comunidade trazendo os conhecimentos acadêmicos produzidos nas áreas científicas do Unis-MG de maneira formatada em projetos que atendam as demandas sociais e da Instituição. A constante busca por novos colaboradores e parceiros vem no sentido de garantir os recursos necessários para a execução das atividades extensionistas.

Cursos

Os cursos de Extensão Universitária são destinados a alunos, ex-alunos e à comunidade em geral, graduados ou não. Visam a integrar o Centro Universitário com a comunidade. O mercado de trabalho vem exigindo cada vez mais que os profissionais sejam bem qualificados, tanto os que se graduam a cada ano, como os que já estão trabalhando, o que ressalta a importância dos cursos de extensão.

Eventos

Ações que implicam na apresentação e exibição pública e livre, ou também com clientela específica, do conhecimento ou produto cultural, científico e tecnológico desenvolvido, conservado ou reconhecido pela Universidade. Eventos são ações de interesse técnico, social, científico, esportivo e artístico: Assembleia; Campanha de Difusão Cultural; Campeonato; Ciclo de Estudos; Circuito; Colóquio; Concerto; Conclave; Conferência; Congresso; Conselho; Debate; Encontro; Escola de Férias; Espetáculo; Exibição Pública; Exposição; Feira; Festival; Fórum; Jornada; Lançamento de Publicações e Produtos; Mesa Redonda; Mostra; Olimpíada; Palestra; Recital; Reunião; Semana de Estudos; Seminário; Show; Simpósio; Torneio; e outros.

Produtos Acadêmicos

Elaboração de produtos acadêmicos que instrumentalizam ou que são resultantes das ações de ensino, pesquisa e extensão, tais como cartilhas, vídeos, filmes, softwares, CDs, dentre outros.

Programas

Programas são conjuntos de ações de caráter orgânico institucional, de médio a longo prazo, com clareza de diretrizes e orientadas a um objetivo comum, articulando projetos e outras ações existentes inclusive de pesquisa e ensino.

Projetos

Projetos são conjuntos de ações processuais e contínuas de caráter educativo, social, cultural, científico ou tecnológico, com objetivo bem definido e prazo determinado. O Projeto pode estar vinculado a um Programa (forma preferencial) ou ser registrado como Projeto sem vínculo.

Coordenação

Felipe Fávaro Ribeiro – Responsável pelo Núcleo de Extensão Universitário do Grupo Educacional Unis.
E-mail: felipe.ribeiro@unis.edu.br

Marcos Antônio Ribeiro de Sousa – Assistente do Núcleo de Extensão Universitário do Grupo Educacional Unis.
E-mail: marcos.sousa@unis.edu.br

José Braga da Silva Júnior – Analista Administrativo do Núcleo de Extensão Universitário do Grupo Educacional Unis.
E-mail: jose.braga@unis.edu.br

Giovana do Carmo Pereira – Assistente do Núcleo de Extensão Universitário do Grupo Educacional Unis.
E-mail: giovana.pereira@unis.edu.br

Jackeline Aparecida Couto Botelho – Assistente do Núcleo de Extensão Universitário do Grupo Educacional Unis.
E-mail: jackeline.botelho@unis.edu.br

Adriano Roberto Souza Paiva – Estagiário do Núcleo de Extensão Universitário do Grupo Educacional Unis.
E-mail: adriano.paiva@alunos.unis.edu.br

Dayane Franciele Barbosa – Estagiária do Núcleo de Extensão Universitário do Grupo Educacional Unis.
E-mail: Dayane.barbosa@unis.edu.br

Contato para mais informações no e-mail: extensao@unis.edu.br

Grupo Unis

Missão

"Formar pessoas socialmente responsáveis, nas diferentes áreas do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento das regiões em que atua".

Visão

"Até 2023, ser um grupo educacional empreendedor que, mediante práticas inovadoras e tecnológicas capazes de assegurar educação de qualidade, se destaca por oportunizar experiências internacionais à sua gente, visando prepará-la para uma nova economia."

Valores Institucionais

I. Prestabilidade - habilidade de entender os problemas e dificuldades dos outros e responder de forma positiva.
II. Excelência - capacidade de atingir a eficácia (resultados) através da melhor eficiência (processo) gerando a qualidade expectada.
III. Inovação - capacidade de implementar novas soluções que melhorem a excelência institucional.

Tweets

Galeria de Fotos